Feedback

 
Vamos reunindo nesta secção  algumas reacções "de fora" ao livro e ao website  - comentários e observações, recensões e sugestões. Num futuro próximo vamos abrir um blog (independente, mas com link para este site) que poderá permitir uma troca estimulante e productiva, sobre muitos assuntos da nossa área de interesse.
 

"Das Sprachlehrwerk für Sänger finde ich klasse. Sehr gut geschrieben, immer wieder Referenzen zur Musik, viele Übungen."  

Matthias Fischer, Botschaftsrat , Deutsche Botschaft Lissabon

 

"A Prof. Barbara Schilling Tengarrinha, minha saudosa professora de Alemão no Conservatório (EMCN), acaba de lançar um livro no qual deposito enormes expectativas, porque é da autoria de uma pessoa de altíssima competência na matéria em questão e porque a autora é de um zelo e escrúpulo insuperáveis; e também pelo que do conteúdo já consegui vislumbrar através do site gémeo do livro que a Barbara criou para divulgar e prestar apoio aos leitores em assuntos relacionados com o tema do livro e com o uso dele. Para além da utilidade óbvia para os cantores, o livro pode ser uma preciosa ferramenta para os coralistas zelosos e para os maestros de coro. Exemplo disso, é uma entrada recente no site gémeo sobre o «schwa», questão que interessa para o canto na língua alemã e também no inglês, sobretudo em posição final de palavra, após consoante. Obrigado à Barbara pela empresa homérica e parabéns a quem se interessa por estes assuntos, que passa a dispor de mais uma arma no seu arsenal."  

 Luís Lopes Cardoso, compositor e maestro de coro

 

Recensão crítica sobre o livro "Deutsch für Sänger - Alemão para Cantores" (2ªedição 2009) por Verônica Oliveira da Silva e  , Léslie Piccolotto Ferreira  na revista brasileira Per Musi, nº 31, Belo Horizonte , Jan/June 2015.   Leia o artigo na íntegra aqui.  Reproduzimos a seguir algumas passagens:

...Tengarrinha aborda o tema por meio de uma metodologia diferente dos manuais mais comuns de dicção para cantores. Ela ensina o idioma alemão utilizando textos, poemas, enredos de óperas alemãs. Dessa forma, trabalha sua compreensão do ponto de vista gramatical, não apenas utilizando regras da fonética alemã e questões articulatórias...

...Ao propor exercícios que remetem à gramática do idioma alemão, ao sugerir estratégias de leitura de textos, ao utilizar o IPA [Alfabeto Fonético Internacional] como ferramenta de apoio e expor regras específicas de pronúncia, Tengarrinha cerca o tema de sua obra de forma completa... 

...Cantar corretamente em alemão costuma ser um problema significativo para os falantes do português. Enquanto um curso completo de alemão demanda vários anos de estudo e é focado na escrita e na fala, os manuais de dicção são totalmente voltados para a pronúncia no canto, mas não costumam trazer informações sobre a estrutura da língua. Em Alemão para cantores, Tengarrinha buscou, com sucesso, o meio termo entre as duas opções anteriores. Um texto que pode ser estudado em um tempo relativamente curto, que é voltado para a dicção no canto e que traz as informações necessárias para compreender melhor o funcionamento do idioma e reduzir a necessidade de decorar tantas regras e exceções, ajudando o cantor a interpretar obras em alemão com mais segurança e correção.

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 

Contactos

Alemão Para Cantores

© 2015 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode