Repertório falado

Deixando um registo de texto falado temos meio caminho andado para o texto cantado. Nesta secção pretendemos sobretudo oferecer um recurso de fácil acesso à pronúncia/dicção, sem descuidar da prosódia poética.  Atenção: há problemas que surgem apenas quando se canta, há "armadilhas" na escrita musical cuja prosódia muitas vezes difere da prosódia falada e há questões opcionais, para além do "certo ou errado". No canto coral todas estas questões se multiplicam, podendo afectar a clareza e a precisão pelo envolvimento de muitas vozes e vários naipes. 
Nada substitui um estudo mais aprofundado da fonética alemã e da sua aplicação ao canto.  É por isso que temos disponibilizado, semanalmente, exercícios fonéticos neste website (no treinador fonético) e estamos a preparar um curso de fonética, também no site, com início previsto para o verão 2016. 
 
Antecipando uma questão fonética transversal a todo o repertório cantado: a letra escrita r  é pronunciada, na fala, de diversas maneiras, mas tipicamente não à “maneira do canto” (a não ser que se é bávaro…). Como dica prática para o canto  queremos chamar a atenção para as três maneiras de cantar o r:
 
1. Tremulante como em italiano, mais forte, menos forte conforme contexto. Esta pronúncia tem mais audibilidade, nitidez, presença, e é predominante no canto solístico, mas também tem mais “dureza” e “artificialidade” comparado com a fala (ver acima); r duplo a cantar sempre tremulante.
2. Vocalizado, isto é, o r deixa de ser consoante. A sua qualidade é muito semelhante ao som do a fechado português em Elsa. Usa-se muito nos r finais, e nos prefixos er-, ver-, zer, desde que não haja razões (podem ser variadas) para dar mais nitidez. Neste último caso prefere-se o r tremulante, mas normalmente um trémulo “soft”.
3. Fricativo como no r francês (libération) ou na pronúncia “de Setúbal”, em situação pré vogal no início de uma sílaba, acentuada ou não (Reise, begehren). Tem um efeito muito suave (não muito nítido).
 
É um trabalho incontornável analisar os r que uma partitura apresenta e fazer opções (coerentes!). No canto coral cabe ao maestro cuidar que todos cantem cada r da mesma maneira.

 

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