Dialectos

06-03-2016 14:14

Ontem, no comboio , estava eu rodeada de um grupo de homens, espalhados pelos bancos, em animada conversa a atravessar o compartimento. Não percebi nada, interrogando-me: que língua é esta? Holandês? Sueco? Finlandês? Quando, de repente, me dei conta: isto é alemão, a minha língua materna. Pouco a pouco identifiquei a zona (sul) Não me contive a perguntar  de onde eram: Lago de Constança, fronteira com a Suíça. Dialecto puro (um deles um ex-diplomata, a ler um jornal português). A resposta veio em perfeito “Hochdeutsch”, aquela língua que me esforcei a ensinar durante décadas. Portanto, caros aprendizes da língua de Goethe, não desesperem quando sentirem um certo “choque” no confronto com os fenómenos dialectais. Os alemães têm um botão mental com que ligam instantaneamente para o “Alemão Padrão”.  Este é que treinamos para o canto lírico. E até precisamos do "Bühnenhochdeutsch", literalmente: alto alemão de palco.

Voltar

Contactos

Alemão Para Cantores

© 2015 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode